quarta-feira, 7 de julho de 2010

Matilde Rosa Araújo

 A escritora Matilde Rosa Araújo faleceu ...



A escritora, que nasceu em 1921, em Benfica, teve uma carreira ligada ao ensino, à defesa dos direitos das crianças e à literatura infantil. Foi aluna de Jacinto do Prado Coelho e Vitorino Nemésio e colega de Sebastião da Gama, Luísa Dacosta, David Mourão-Ferreira e Urbano Tavares Rodrigues.

Licenciada em Filologia Românica pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa, com uma tese sobre jornalismo, Matilde Rosa Lopes de Araújo foi professora do primeiro curso de Literatura para a Infância na Escola do Magistério Primário de Lisboa e do ensino técnico profissional em Lisboa, Barreiro, Portalegre, Elvas e Porto.

Colaboradora assídua da imprensa nacional e regional, Matilde Rosa Araújo publicou em "A Capital", "O Comércio do Porto", "República", "Diário de Lisboa", "Diário de Notícias", "Jornal do Fundão" e nas revistas "Távola Redonda", "Graal", "Árvore", "Vértice", "Colóquio/Letras" e "Seara Nova".

A defesa dos direitos das crianças foi cultivada através da publicação sobre o interesse da infância na educação e sobre a utilidade da literatura infanto-juvenil na formação dos mais novos.

Foi fundadora do Comité Português da UNICEF e do Instituto de Apoio à Criança.

Faleceu a 6 de Julho de 2010, em Lisboa, com 89 anos, vítima de doença prolongada.

(adaptado)

1 comentário:

  1. Olá. Fui responsável pela implementação e acompanhamento do PNEP no Núcleo de Viseu no último ano.

    Recebi, com alguma surpresa e decepção, a notícia de que acabou. Pela minha parte, e tendo em conta o trabalho no terreno e os muitos sinais positivos, penso que não devemos deixar cair este projecto. Assim, criei um espaço que pretende ser a base de um movimento para que o PNEP não acabe. Se quiser partilhar com este grupo as suas experiências PNEP e juntar-se ao mivimento, visite-nos em http://voltapnep.blogspot.com

    Obrigado
    Ricardo Antunes

    ResponderEliminar