segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

"Existe uma relação recíproca entre um bom nível de consciência fonológica e o sucesso na iniciação à leitura e à escrita (relação de dependência mútua sobretudo quanto à consciência fonémica).
O treino fonológico tem efeitos positivos ao nível de consciência fonológica e na iniciação à leitura e à escrita em crianças com diferentes níveis de desempenho na aprendizagem (sendo usado como forma de prevenção dos problemas na leitura e na escrita e em programas de intervenção personalizada."

2 comentários:

  1. Há muito que os educadores desenvolvem práticas pedagógicas que se inscrevem nos objectivos do PNEP. Falta sistematização do que fazem, divulgação e alguma "contaminação" reciproca entre o 1º ciclo e a educação de infância. É urgente desenvolver a tal "pedagogia de fronteira" de que fala Teresa Vasconcelos, que transformará educadores e professores em "contrabandistas" com identidade própria.
    Espero que o PNEP, ao estender-se à Educação de Infância, se transforme num contexto que ajude ao desenvolvimento da "pedagogia de fronteira".

    ResponderEliminar
  2. Pedro Freitas Cavaliro25 de maio de 2009 às 18:39

    O PNEP foi...
    divertido ter feito aulas
    asistidas
    pela professora Paula e professora Maria dos Anjos

    ResponderEliminar