sábado, 31 de janeiro de 2009

Apresentação

“O Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP) é uma iniciativa conjunta do Ministério da Educação e da Escola Superior de Educação de Coimbra, que pretende actualizar e aprofundar os conhecimentos científicos e metodológicos dos formandos no que respeita ao ensino da Língua Materna no 1.º ciclo.
A finalidade central é proporcionar a reflexão sobre as práticas de cada formando e o aprofundamento de conhecimentos à luz dos resultados da investigação sobre o desenvolvimento linguístico da criança e sobre as aprendizagens da língua neste ciclo escolar.
Os princípios orientadores da formação baseiam-se no desenvolvimento das competências específicas enunciadas no Currículo Nacional do Ensino Básico.
Para além das competências referentes ao ensino da língua (nos seus modos oral e escrito), esta formação contempla também o uso das TIC ao serviço da aprendizagem da língua.” (DGIDC – Direcção-Geral de Inovação e de desenvolvimento Curricular)

O PNEP está a dar os primeiros passos no Agrupamento de Escolas da Carapinheira, um dos vinte agrupamentos de Coimbra que aderiu a este programa no presente ano lectivo 2008-2009, tendo já decorrido algumas oficinas temáticas na escola sede, bem como as respectivas sessões tutoriais nas escolas do 1º ciclo envolvidas no Programa.
A Formadora Residente
Paula Costa

5 comentários:

  1. Eu gostei muito quando a professora Paula veio cá. A parte que eu mais gostei foi quando havia um baú com papeis em que tínhamos de adivinhar palavras com «S« ou «Z«.

    Luís Pedro Melo Pires
    2º ano EB1 das Meãs

    ResponderEliminar
  2. Gostei de todas as aulas em que a professora Paula cá veio principalmente aquela em que fui professor.

    Renato 2º ano
    EB1 das Meãs

    ResponderEliminar
  3. Daniela Malva Ferreira26 de maio de 2009 às 20:03

    eu gosto muito das aulas da professora Paula, porque são muito divertidas, a aula que eu gostei mais foi a do dia das bruxas.

    ResponderEliminar
  4. Daniela Malva Ferreira26 de maio de 2009 às 20:16

    eu adoro o Pnep, porque é muito divertido e a professora tem sempre fichas novas, com textos diferentes e divertidos.
    Eu adoro todas as aulas em que está cá a professora Paula.

    ResponderEliminar
  5. Beatriz Filipa Lopes Galvão5 de junho de 2009 às 12:20

    Eu gosto muito do pnep, porque é muito divertido e engraçado.

    ResponderEliminar